OBRA FIRME&FORTE

Como transformamos uma loja de doces em uma loja de alimentação saudável no principal shopping da cidade?

Nosso cliente nos procurou para criar um modelo de loja incrível, que não existia na cidade. Com muita inspiração prontamente começamos a estudar.

Esta seria uma obra delicada por ser no Iguatemi, um dos shoppings mais conhecidos de Porto Alegre, e por ser uma reforma.  Vários fatores implicavam nesta tarefa e deixaram este projeto muito peculiar e com grandes desafios.

Criar um ambiente do zero, tende a ser –teoricamente- mais fácil do que reformas, isso porque em reformas temos que lidar com vários condicionantes e muitas coisas existentes -e muitas vezes muito difíceis de ser coordenados e ajustados para elaboração do projeto e, neste caso, foi exatamente assim.

O espaço de projeto era anteriormente, uma loja de doces, com cozinha, e iria se tornar uma loja de produtos para alimentação saudável –começamos as mudanças já na tipologia de projeto- dado o uso antigo haviam determinantes de espaço, como: vitrine, mezanino, pilares de concreto e metálicos, piso elevado para cozinha, fechamentos laterais, ar condicionado central e etc.

Por ser uma área que amamos, reformar seria um desafio incrível. Buscamos aproveitar o máximo que já possuíamos no espaço para preservar os recursos que já estavam lá e com isso evitar desperdícios e impactos negativos para o meio ambiente.

Quantos desafios teríamos até o fim da obra, não é mesmo? Por se tratar de reforma, nem tudo sai exatamente como o planejado e, neste momento é que entra nossa experiência vasta em resolver problemas.

Baixamos a cabeça e fomos projetar. Depois de alguns estudos aprovamos o projeto com o cliente, preparamos o material para ser enviado para franquia – lembrando que este fator aumentava a dificuldade de projeto pois além de ser uma reforma ainda seria lincado nas regras da franquia, com mais determinantes além dos que já havíamos recebido com o tema reforma, após todas as aprovações (cliente, franquia, shopping) iniciamos a execução.

Execução: A hora da surpresa. Neste momento a gente faz as demolições e muitas coisas surgem nesta hora e, o projeto muitas vezes volta para a fase 1, rever o que foi planejado, fazer as mudanças necessárias e depois voltar ao processo de aprovações (cliente- franquia e shopping).

Como amamos este projeto de transformação este desafio torna-se ainda mais emocionante quando surgem as surpresas de obra.

Depois de bastante obra regada a muita dedicação, nossa obra foi tomando forma. A loja foi ficando exatamente como idealizamos, mesmo com as dificuldades que se apresentam no caminho. Se você quer ver como esta história terminou, continua lendo que virão mais detalhes.